terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Manaus, 03 de Fevereiro de 2009

Dose o dia de hoje. Estou me esforçando. Acordei literalmente naquele mesmo horario com um bando de homem no alojamento e um frio ferrenho em Manaus, graças a falta de liderança em alguém ajustar ou criar em consenso um acordo sobre a temperatura. Mas tudo foi seguido sem pormenores, em 20 minutos estava já no refeitorio tomando meu nescafé extra-forte que já bem mais ameno em relação aos cafés curtos. Lá vamos nós, me assegurei de levar o "Uivo" de Allen Ginsberg como amigo. Já fiz um suposto amigo, e ele é bastante culto e me lembra as sacadas do Ginsberg, então é uma honra dividir o dia e fazer mini-conclusões e analises acerca de toda a loucura que se deparou em nossas vidas (quando digo nossas vidas refiro-me aos aproximadamente 60 médicos que estão aqui). Hoje ficamos a maior parte do dia num auditorio, tomando o velho suco de caju de garrafa bastante adocicado pelo qual todos reclamam , mas que todos não perdem a chance de tomar, algo inedito, por esta razão o suco de caju tem sido alvo de piadas e insatisfação geral da galera. Alguns fazem pressupostos, dizem que a cada ano o exercito escolhe uma fruta fechando com alguma empresa e este ano só dá o caju da garrafinha de vidro. Tivemos uma aula muitissimo boa sobre malária e Leishmaniose, fantástica, daquelas que voce fica arrepiado e ativa energeticamente seu cérebro. Incrivel me deparar com a incidência destas doenças tão frequentes aqui no norte. No mais, um dia degastante que não vale a pena reclamar aqui. Quando entrei no Õnibus que nos levaria de volta, Rodrigo perguntou-me meio sem querer qual minha impressão do dia, de cara respondi: "estou embriagado com tanta excesso de inutilidades" . Não esperava mas a galera riu demais, e minha frase num consenso entre alguns parece que virou uma frase síntese do dia cansativo em que todos estavam visivelmente. Eu realmente me sentia embriagado ao ver meus dias passando aos meus olhos. O dia passou rápido, pelo menos isto, estamos todos loucos para começar a trabalhar e realmente saber onde iremos ficar na cidade ( digo no hospital ou no batalhão de infantaria da selva ). É algo que ninguém pode nos dizer com exatidão, somente quando chegarmos na cidade com o general responsavel pelo comando. Já furei com a galera 3 saidas, todos fazendo questão da minha presença e eu da deles também, mas acordar cedo exige de min uma introspecção que gasto escrevendo, lendo , enquanto estou com estas pequenas oportunidades. Mas amanha com certeza já prometi que tomaremos uma cachaça, um oficial nos indicou um bom lugar, seguiremos a pista. Nunca pensei que iria rir com tamanha intensidade desde que cheguei, vivi uns momentos de alegria profunda, dentro do onibus, com as sacadas da galera daqui. tudo isto para espantar o inesperado que nos aguarda e cria um clima totalemente de indefesa entre todos. Um semi big.brother. Apesar dos pesares, estou rindo como antes, como quando guri.

Um comentário:

Marcel disse...

Você continua escrevendo muito bem. Continue dando notícias dessa sua experiência. Abs