terça-feira, 22 de janeiro de 2008



O Homem Duplo (A Scanner Darkly, 2006) - Richard Linklater


Baseado em um conto de Philip K. Dick, o filme utiliza a mesma técnica de animação sobre cenas filmadas (rotoscopia digital) que o diretor Richard Linklater havia usado em Waking Life (2001).



Um trecho do roteiro que me chamou bastante a atenção:



"Que desperdício de casa

Dava para fazer tanta coisa com ela.

Uma família com filhos podia morar aqui.

Foi projetada para isso.

Que desperdício

Deviam confiscar e dar um uso melhor a ela.

Eu tenho que agir como se eles não estivessem aqui.

Presumindo que "eles" existam.

Pode ser só a minha imaginação.

O que quer que esteja vigiando...não é humano... ao contrário da Donna de olhos pretos.

Nem parece piscar.

O que um scanner registra?

Um pensamento?

Um sentimento?

Ele vê dentro de mim, de nós?

Clara ou escuramente?

Espero que veja claramente, porque eu mesmo não me vejo mais.

Vejo só trevas.

Espero que os scanners façam melhor.

Porque se o scanner vê apenas coisas ruins, como eu vejo...então eu estou amaldiçoado para sempre.

E nós só morreremos sabendo pouco e levando a impressão errada sobre as coisas."

Nenhum comentário: